2/7 📊 Para testar a premissa, cruzei a série da Quaest do governo Lula com a de Jair Bolsonaro em 2022, exatamente no mesmo ponto do calendário: a 5 meses da eleição presidencial.
Saiu, enfim, o DataFolha pós Master e se confirmou o que discuti aqui. Nem sempre o barulho na imprensa e na elite politica representa o timing e as formas de decisão do cidadão comum. Teoria confirmando a realidade. amadomundo.com/o-impacto-el...
4/7 📉 Isso significa que o nível de desaprovação de Bolsonaro em maio de 2022 era 7 pontos percentuais maior do que a desaprovação atual de Lula. Vale lembrar: mesmo com essa rejeição mais alta, Bolsonaro perdeu o pleito por uma margem estreita de apenas 1,8 pp.
Condições para a reeleição de Lula são melhores do que de Bolsonaro em 2022
1/7 🧵A tese de que o presidente Lula caminha para uma derrota inevitável se não superar os 30% de aprovação passou a circular nas redes. Mas o que dizem os dados? Vamos aos números. 👇#eleicoes2026
3/7 📈 Olhando para a avaliação negativa: entre julho de 2021 e maio de 2022, a rejeição de Bolsonaro oscilou de 45%, bateu em 56% e recuou para 46% em maio. Lula projeta um teto de descontentamento menor: partiu de 40% em julho de 2025 e hoje está em 39%.
Neste artigo pro Site Amando Mundo examino os possíveis efeitos do Caso Master-Flávio Bolsonaro à luz do que conhecemos sobre "efeitos de curto prazo" em campanhas eleitorais e suas condições.
amadomundo.com/o-impacto-el...
5/7 ⚖️ O "saldo de avaliação" (positiva menos negativa) reforça essa diferença. Embora ambos registrem saldos negativos no período, Bolsonaro fechou maio de 2022 com -21 pontos. No momento, o saldo de Lula é significativamente menos severo, na casa dos -5 pontos.
6/7 🔄 A narrativa de "derrota contratada" esbarra nos fatos. Em um cenário muito mais adverso, o incumbente de 2022 expandiu sua base e foi competitivo. Eleição não é uma escolha isolada, é um processo relacional: o eleitor pondera os riscos e custos da substituição.
Aqui @jaironicolau.bsky.social expressa a mesma hipótese que tenho comentado e escrito, como no link abaixo: A importação automática dos pressuspostos do termo "polarização" limitou demais a nossa compreensão do fenômeno por aqui. redem.tec.br/o-debate-sob...